segunda-feira, 20 de maio de 2019

Jesus nos quer desarmados ou armados?


Muitos religiosos, fazendo um discurso politicamente correto, dirão que Ele nos quer desarmados. Mas não é verdade.

D’US nos quer armados em muitas passagens.

“Mas agora” – disse-lhes ele –, “aquele que tem uma bolsa, tome-a; aquele que tem uma mochila, tome-a igualmente; e aquele que não tiver uma espada, venda sua capa para comprar uma. (Lucas 22, verso 36).

Entretanto, a espada deve ser  usada para a segurança de quem a usa.
Jesus, no entanto, lhe dis¬se: “Embainha tua espada, porque todos aqueles que usarem da espada, pela espada morrerão”. (São Mateus 26, 52).

 A palavra espada aparece 406 vezes na Bíblia de Jerusalém.  No contexto em que Lucas manda que se venda uma capa para comprar uma espada, o capítulo 22, Jesus que era um judeu (o catolicismo só passará a existir quase 300 anos mais tarde), se reúne com os discípulos para celebrar o último Shabbat dele.

O Shabbat começa na noite de sexta-feira e vai até a noite de Sábado. Aquele, entrementes, era especial, pois estavam nos dias de Comemoração da Páscoa Judaica (Pêssach). 

É nesse clima de aflição, pois Jesus sabe que corre risco de morte e as rezas do Shabbat que está a porção das Duas Espadas do evangelho de Lucas (22, versos 35, 38).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anotações sobre a Introdução de “A Loucura do Trabalho” (Dejours, 2014, p. 11-26): ficha crítica.

§1 Há uma passagem na Apresentação feita por Leda L. Ferreira de A Loucura do Trabalho que sintetiza bem ao gosto da Psicodinâmica de...